domingo, 17 de maio de 2009

Cannes…Et la crème de la crème


Faz hoje precisamente dois anos que embarquei para, talvez, a primeira grande viagem da minha vida. Não que nunca tivesse viajado, mas aquilo que vivi e aquilo que trouxe comigo fizeram da ida ao Festival Internacional de Cinema de Cannes um acontecimento dentro DO acontecimento

Acabadinha de sair da faculdade, tive uma oportunidade que só alguém com uma abençoada boa estrela conseguiria. Um free-pass para a Feira das Vaidades, numa cidade que nunca dorme, pelo menos enquanto dura um dos mais prestigiados festivais de cinema do mundo.

Escadotes pregados a árvores, ruas sobrelotadas de multiculturalidade, curiosos que se instalavam em frente ao majestoso Carlton, ao famoso Martinez, ou claro, à cobiçada passadeira vermelha do Palais, aguardando pacientemente a chegada das celebridades.

E um a um foram passando…Brad Pitt de braço dado com a Angelina Jolie, Jude Law, Tarantino, George Clooney, Norah Jones, Pamela Anderson, Matt Damon…Estes e muitos mais desfilaram perante os olhos da multidão. Olhos que até então a terra iria comer, e de um momento para o outro doá-los passou a ser uma franca possibilidade…Não é todos os dias, para não dizer nenhum, que se divide o mesmo espaço com as estrelas que estamos habituados a idolatrar.

Foram duas semanas literalmente do outro mundo…Mas o que lhe conferiu toda a humanidade foi, na altura de fazer as malas, ter-me apercebido que não só levaria comigo uma grande experiência (by the way, tinha ido a trabalho…) como amigos para a vida. Cannes só ganhou significado com a chegada de duas grandes almas gémeas que vieram complementar uma terceira…

Quis Deus e os Astros que três nativos de Gémeos, que celebram aniversários na mesma semana, se cruzassem pela Croisette, se perdessem nas ruas que vão dar ao Petit Magestic, se rendessem a certos encantos do La Chunga, ou conseguissem uma entrada especial no Nikki Club. E ainda houve a Festa Africana à beira mar, a Festa da Argélia envolta em véus e purpurina, a festa Americana…e quantas mais festas houvesse o recém-formado Angola Conection marcaria presença. Para celebrar a vida pois são os três cheios dela.

A despedida fez-se com um nó na minha garganta, mas também com a certeza que a nossa história não ficaria por ali… E não ficou. Dois anos passados e mantém-se todo aquele carinho e admiração. E aqui vos vou esperando sem encontro marcado mas com a certeza de sucessivos reencontros. Pode ser mesmo pelas ruas menos glamorosas de Lisboa ou de Luanda. Não importa onde. Nunca importou. Cannes ficou na memória mas vocês ficaram no coração…

AC Forever!

Sem comentários:

Enviar um comentário